COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp

Que tal agregar na sua rotina de treinos modalidades diferentes, divertidas, que trabalham todas as partes do corpo, aprimoram a coordenação motora, além de aprender técnicas e golpes de lutas?

Vamos falar sobre o kickboxing e sobre o muay thai, duas modalidades de luta com algumas semelhanças, mas com abordagens distintas.

"O Kickboxing e o Muay Thai são artes marciais com técnicas e regras com origem cultural. E além da questão de combate, essas duas modalidades proporcionam muitos benefícios para o corpo e para a mente", destacou Alessandra Cusim Gomes, professora da Engenharia do Corpo Serra (ES).

Kickboxing x Muay Thai: qual é o melhor para você?

Kickboxing x Muay Thai: qual é o melhor para você?

Muay Thai

Também conhecido como boxe tailandês, o muay thai da muita ênfase no uso de socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. A movimentação é fluída e com ênfase na agilidade.

Quando utilizado em combate, destaca-se a força, a precisão, a esquiva e a técnica do lutador.

 

Kickboxing

Essa modalidade combina técnicas de soco e chutes de diversas artes marciais, incluindo o Muay Thai e enfatiza o uso dos punhos e dos chutes como principais armas.

A movimentação é dinâmica e rápida, com foco na distância. A estratégia concentra-se mais na movimentação ágil e esquivas.

Leia também: Exercícios físicos podem reduzir a ansiedade

 

Então, qual luta você deve escolher?

Quais são os seus objetivos e preferências? Respondendo essa pergunta você terá um bom direcionamento.

O Muay Thai é uma opção ideal para aqueles que desejam explorar uma variedade de técnicas de combate, incluindo socos, chutes, cotoveladas e joelhadas, juntamente com clinches. É uma luta de corpo inteiro que enfatiza a força, contundência e resistência. Além disso, o Muay Thai também proporciona benefícios físicos, como melhora na aptidão cardiovascular, fortalecimento muscular e aumento da flexibilidade.

O Kickboxing é uma ótima escolha para quem prefere um estilo de luta mais focado em movimentação ágil com ênfase em socos e chutes. Além de desenvolver habilidades de autodefesa, o Kickboxing também proporciona uma excelente forma de exercício, melhorando a coordenação, a resistência e a confiança.

Ambas as lutas têm suas próprias características únicas e benefícios, e explorar a que mais se alinha com suas necessidades proporcionará uma experiência gratificante e enriquecedora.

O Muay Thai é mais abrangente em termos de técnicas, permitindo socos, chutes, cotoveladas e joelhadas, já o Kickboxing o forte são os chutes e socos. No entanto, são lutas parecidas, e quem aprende uma, vai se desenvolver tranquilamente na outra.

"Seja qual for a modalidade que você preferir, podendo ser até as duas, é certo que a prática das artes marciais irá desenvolver a autoconfiança, a autoestima, melhorar a saúde mental, o desenvolvimento pessoal, a coordenação motora, o autocontrole, fortalecer as articulações, assim como todo o metabolismo", ressaltou a professora Alessandra Cusim Gomes.

COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp