COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp

Cansado e precisando de um "up" na energia durante o dia? Muita gente recorre às famosas bebidas energéticas industrializadas, mas o que pouca gente sabe é que o consumo frequente e em excesso desses produtos pode trazer mais malefícios do que benefícios para a saúde. A boa notícia é que existem alternativas naturais, eficazes e muito mais seguras para manter o corpo e a mente em alta performance.

Substitua a bebida energética por energéticos naturais

Substitua a bebida energética por energéticos naturais

Os malefícios das bebidas energéticas industrializadas

Os energéticos ganharam popularidade entre jovens, estudantes, atletas e até profissionais que precisam manter o foco e a produtividade. No entanto, por trás do rótulo atrativo, existe uma fórmula preocupante. Essas bebidas além de ultraprocessadas possuem uma combinação de ingredientes geralmente com altas doses de cafeína e taurina, grandes quantidades de açúcar ou adoçantes artificiais, corantes, aromatizantes e conservantes artificiais, entre outras substâncias sintéticas.

O consumo frequente pode causar efeitos colaterais como:

  • Aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial;
  • Insônia e alterações no sono;
  • Ansiedade e irritabilidade;
  • Risco aumentado de problemas cardiovasculares, especialmente quando combinadas com álcool ou atividade física intensa;
  • Sobrecarga do fígado e dos rins devido aos aditivos químicos.

Por tudo isso, a substituição das bebidas energéticas por fontes naturais de energia se mostra uma escolha muito mais inteligente para quem busca disposição sem prejudicar o organismo.

Se você quer mais energia no dia a dia, seja para treinar, trabalhar ou estudar, saiba que a natureza oferece uma variedade de ingredientes com potencial estimulante e revigorante — e o melhor: sem aditivos, conservantes ou corantes artificiais. Confira algumas opções poderosas:

  1. Farinha de beterraba

Além de ser rica em nitratos naturais, a beterraba ajuda a melhorar a circulação sanguínea, e, consequentemente, otimiza o desempenho físico e combate a fadiga. A farinha, por exemplo, pode ser adicionada a sucos, smoothies e até receitas de panquecas.

Leia também: Receita: Panqueca de beterraba – cor e saúde no seu prato!
  1. Ginseng

Assim como é conhecido por suas propriedades adaptógenas, o ginseng melhora o foco, a concentração e a resistência ao estresse. Ademais, seu consumo regular também contribui para o aumento da vitalidade e da disposição mental.

  1. Maca peruana

Fonte de vitaminas do complexo B, minerais e compostos bioativos, a maca é um excelente tônico energético, além de ajudar no equilíbrio hormonal e no bem-estar geral.

Leia também: Maca Peruana: para que serve, benefícios e como tomar

 

  1. Catuaba em pó

Tradicionalmente utilizada na medicina popular brasileira, a catuaba é conhecida por seu efeito estimulante e afrodisíaco. Ajuda a reduzir o cansaço mental e melhora a disposição.

  1. Levedura de cerveja

Riquíssima em vitaminas do complexo B e minerais como cromo e selênio, a levedura de cerveja é um excelente suplemento natural para quem precisa melhorar a energia e a saúde intestinal.

  1. Guaraná em pó

Talvez o energético natural mais conhecido, o guaraná é uma fonte natural de cafeína que proporciona energia de forma gradual e duradoura, sem os picos e quedas bruscas das bebidas industrializadas.

 

Como consumir?

Esses energéticos naturais podem ser adicionados a sucos, vitaminas, shakes, iogurtes ou até mesmo em preparações culinárias. Porém, a orientação de um nutricionista ou médico é fundamental para ajustar as quantidades e identificar qual opção é mais adequada e segura para o seu estilo de vida e necessidades.

COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp