COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp

Você já ouviu falar em ectomorfo, mesomorfo e endomorfo? São palavras não tão comuns de escutarmos no dia a dia. Porém, estão ligadas diretamente com a nossa saúde e correspondem aos três principais biotipos corporais.

Ectomorfo, mesomorfo e endomorfo: entenda as diferenças

Ectomorfo, mesomorfo e endomorfo: entenda as diferenças

 

O que são ectomorfo, mesomorfo e endomorfo?

Cada pessoa possui um biotipo corporal diferente, definido por características como constituição óssea, metabolismo, massa muscular e quantidade de gordura. Apesar de ser comum ter características de dois grupos, um tende a ser predominante.

Todos esses fatores irão determinar a forma física e influenciar a maneira como o corpo responde à alimentação, exercício físico e outros fatores. Entendendo essas diferenças se pode traçar estratégias de alimentação e treino, e assim, maximizar os seus resultados.

Confira as características de cada um dos três biotipos:

Ectomorfo

 

O metabolismo é mais acelerado e se tem mais facilidade na definição e dificuldade em ganhar peso. As pessoas com esse biotipo em geral são magras, com ombros curtos, peitoral plano e ossos pouco densos.

 

Mesomorfo

Mesomorfo

Ganham e perdem peso com muita facilidade. São naturalmente fortes e o corpo tem formado triangular, com troncos mais largos, cintura e quadril mais estreitos e também apresentam menos gordura abdominal.

 

Endomorfo

Endomorfo

Quem se enquadra neste biotipo costuma ter o corpo mais largo e os membros curtos. Ganham gordura com facilidade e tem dificuldade para perder peso, pois o metabolismo é lento.

 

Promoção, duas pessoas treinam por R$ 49,95 cada uma!

Como lidar com cada biotipo físico

Seja ectomorfo, endomorfo ou mesomorfo, o biotipo não é determinante por si só para emagrecer, engordar ou ganhar massa muscular. O mais importante é o estilo de vida que você leva. Por isso, é necessário cuidar da alimentação, tomar bastante água e se exercitar regularmente.

"Para cada biotipo as atividades físicas ocupam um lugar de extrema importância. Seja para ganhar, perder ou manter o peso de forma equilibrada. Mas tudo isso deve ser conjugado com hábitos saudáveis de alimentação", salientou Carmo Rojas Gamarra, professor responsável técnico na Engenharia do Corpo Palhoça Centro (SC).

 

Ectomorfo

Exercícios físicos: são aconselhados treinos intervalados e intensos, porém mais curtos.

Alimentação: a dieta deve ser mais calórica.

Endomorfo

Exercícios físicos: maior facilidade e bons resultados com treino de membros inferiores, porém, dificuldade para definir os músculos. Para um bom desempenho, fica como dica os exercícios aeróbicos e treinos de alta intensidade.

Alimentação: uma alimentação equilibrada é essencial para as pessoas com este biotipo.

Mesomorfo

Exercícios físicos: esse grupo responde bem aos exercícios com peso, pois eles vão definir os músculos com mais facilidade.

Alimentação: a dieta deve ser equilibrada.

 

E aí, qual o seu biotipo?

Se você quer descobrir ou ter certeza de qual é o seu biotipo corporal, recomenda-se consultar um profissional da saúde.

Um nutricionista além de identificar o seu biotipo, vai receitar uma dieta focada nas tuas necessidades. E sabendo qual o seu biotipo, o treinador de educação física, poderá montar um treino personalizado.

Mas lembre-se, seja qual for o seu biotipo corporal, adote e mantenha os bons hábitos.

COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp