Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Conheça os benefícios desse superalimento que é o cacau! Além de dicas para incluir o cacau em sua rotina de forma deliciosa e saudável.

10 Benefícios do Cacau para a Saúde

10 Benefícios do Cacau para a Saúde

 

O cacau é muito mais do que apenas um ingrediente para chocolates e sobremesas. Por trás do seu sabor irresistível, esconde-se uma riqueza de benefícios para a saúde. Por isso hoje, vamos descobrir por que esse superalimento merece estar presente em sua alimentação.

Confira os 10 principais benefícios do cacau para a saúde!

 

  1. Antioxidantes Poderosos

O cacau é uma das fontes mais ricas de antioxidantes naturais, incluindo flavonoides e polifenóis. Esses compostos ajudam a neutralizar os radicais livres no corpo, reduzindo o estresse oxidativo e protegendo as células contra danos.

Seu consumo regular pode contribuir para a prevenção de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas.

  1. Saúde Cardiovascular

Estudos sugerem que o cacau pode beneficiar a saúde do coração de várias maneiras. Os antioxidantes presentes nele ajudam a melhorar a função dos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de pressão alta e promovendo a saúde cardiovascular.

Além disso, o cacau pode ajudar a diminuir o colesterol LDL (“ruim”) e aumentar o colesterol HDL (“bom”), protegendo contra doenças cardíacas.

  1. Melhora do Humor

O cacau é conhecido por seus efeitos positivos no humor e no bem-estar mental. Ele contém compostos que estimulam a liberação de neurotransmissores como a serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade”.

O consumo moderado de cacau pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar o humor e promover uma sensação geral de bem-estar.

  1. Cérebro Saudável

Os antioxidantes e outros compostos encontrados no cacau podem beneficiar o cérebro, melhorando a função cognitiva e protegendo contra o declínio cognitivo relacionado à idade.

DICA | A importância dos exercícios físicos para idosos

Estudos sugerem que ele pode ajudar a melhorar a memória, a concentração e até mesmo reduzir o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

  1. Controle do Açúcar no Sangue

Surpreendentemente, o cacau pode ser um aliado no controle do açúcar no sangue. Pesquisas indicam que determinados compostos presentes no cacau podem ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina e regular os níveis de glicose no sangue.

Isso pode ser especialmente benéfico para pessoas com diabetes ou em risco de desenvolver a doença.

  1. Melhora da Digestão

O cacau é uma excelente fonte de fibras dietéticas, que são essenciais para a saúde digestiva. As fibras ajudam a promover a regularidade intestinal, prevenir a constipação e manter um sistema digestivo saudável.

Além disso, contém compostos que podem ajudar a reduzir a inflamação no trato gastrointestinal.

  1. Aumento da Energia e Resistência

Os compostos estimulantes encontrados, como a teobromina e a cafeína em quantidades menores, podem ajudar a aumentar a energia e a resistência física.

Consumir cacau antes dos exercícios pode melhorar o desempenho, aumentando a circulação sanguínea, melhorando a oxigenação dos músculos e reduzindo a fadiga.

  1. Saúde da Pele

Os antioxidantes presentes no cacau têm propriedades anti-inflamatórias e protetoras da pele. Eles ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres, reduzindo os sinais de envelhecimento e promovendo uma pele saudável e radiante.

Além disso, ele pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, promovendo a renovação celular.

  1. Suporte ao Sistema Imunológico

Os antioxidantes e outros nutrientes encontrados no cacau podem fortalecer o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções e doenças.

Além disso, seu consumo regular reduz a quantidade de proteína C reativa no sangue, que é um indicador de inflamação, contribuindo para reduzir a suscetibilidade a resfriados, gripes e outras doenças, mantendo o corpo saudável e resiliente.

  1. Nutrição Completa

Além de seus benefícios específicos para a saúde, o cacau é uma fonte rica em nutrientes essenciais, incluindo magnésio, ferro, cálcio, potássio e vitaminas do complexo B.

Integrá-lo em sua alimentação pode ajudar a prevenir deficiências nutricionais e manter-se bem nutrido.

DICA | A Influência da alimentação nas doenças respiratórias

 

Tá bom, mas e o que eu posso fazer com o cacau?

Agora que você conhece os benefícios desse superalimento para a saúde, pode estar se perguntando como incorporar esse superalimento no seu dia a dia.

Para obter os benefícios, o ideal é consumir 2 colheres de chá (10 a 15g) de cacau em pó por dia ou 30 a 40 g de chocolate amargo, o que equivale a aproximadamente a 3 a 4 quadradinhos.

Felizmente, há uma infinidade de maneiras deliciosas e versáteis de desfrutá-lo, em diversos momentos do dia: 

  • Smoothies e vitaminas: Adicione uma colher de sopa de cacau em pó aos seus smoothies e vitaminas para uma dose extra de energia e antioxidantes. Combine-o com bananas, abacate, frutas vermelhas, leite vegetal, proteínas vegetais, etc. 
  • Café: Experimente adicionar uma pitada de cacau em pó ao seu café. Misture bem e adoce a gosto para criar uma bebida reconfortante e cheia de sabor.
  • Mingau de aveia: Coloque 1 colher de sopa de cacau em pó no seu mingau de aveia. Você pode complementar com frutas e oleaginosas.
  • Panquecas, bolos: Adicione o cacau nas receitas saudáveis que você utiliza em sua rotina, para um toque diferente.

DICA | Bolo de Cacau fofinho – e sem glúten!

Ele é muito mais do que um ingrediente para os amantes de chocolate! É um superalimento, repleto de benefícios para a saúde que podem melhorar sua qualidade de vida de várias maneiras.

Incorporar o cacau em sua alimentação de forma consciente e equilibrada pode ser uma escolha gostosa e muito nutritiva para o seu corpo.