Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Explore quatro drinks clássicos irresistíveis, apresentadas em versões saudáveis e sem álcool para compartilhar com toda a família. Cheers!

4 Adaptações de Drinks Clássicos - e sem álcool, hein!

4 Adaptações de Drinks Clássicos – e sem álcool, hein!

 

Deleite-se com quatro coquetéis irresistíveis que não só cativam o paladar, mas também carregam consigo histórias fascinantes e revigorantes.

Descubra os segredos por trás da Caipirinha de Limão, do Mojito, do Moscow Mule e da Piña Colada, enquanto exploramos suas origens. Ah, e todas saudáveis e sem álcool, para dividir com a família toda!

 

1. Caipirinha de Limão 

Caipirinha de Limão 

O icônico coquetel brasileiro, originalmente elaborado com cachaça, açúcar, limão e gelo, possivelmente recebeu o nome de caipirinha pela primeira vez em Santos, situado no litoral de São Paulo. A tradicional batida de limão adotou esse nome peculiar quando passou a ser preparada com uma cachaça caipira, transformando-se na famosa ‘caipirinha’.

A popularidade da bebida se espalhou pelos restaurantes e hotéis ao longo do litoral paulista, conquistando, em seguida, todo o país.

Atualmente, além de ser uma opção de coquetel visualmente atraente, a caipirinha também é reconhecida por seus atributos saudáveis. Confira a receita a seguir:

 

INGREDIENTES

  • 1 limão;
  • 250ml de água com gás;
  • Gelo;
  • Adoçante stévia a gosto;

MODO DE PREPARO

  1. Corte o limão em quatro partes;
  2. No copo, amasse com um socador para soltar o líquido;
  3. Acrescente o gelo filtrado e complete com a água com gás;
  4. Mexa tudo com uma colher e está pronto para servir.

2. Moscow Mule

Moscow Mule

É possível que você acredite que o nome do drink indica uma origem na capital russa, Moscou. No entanto, sua origem é britânica!

Tudo começou em 1939, quando John Martin se tornou o distribuidor oficial de uma famosa marca de vodka nos Estados Unidos, operando através de sua pequena distribuidora. Nesse mesmo período, Jack Morgan, dono de um pub e amigo de John Martin, começou a produzir e vender sua própria cerveja artesanal à base de gengibre.

Por meio de uma parceria, o pub começou a oferecer a vodka. Como as vendas da vodka russa e da cerveja de gengibre não estavam indo tão bem, surgiu a necessidade de esgotar o estoque da adega. Foi então que Wes Price, o bartender, teve a ideia de combinar as duas bebidas, dando origem ao Moscow Mule.

Expressamos nossa imensa gratidão a John Martin e Jack Morgan, pois é graças a eles que hoje apresentamos uma versão saudável deste coquetel. Confira abaixo:

INGREDIENTES

  • Gelo picado a gosto;
  • 1/4 de um limão taiti espremido;
  • 1/3 de xarope de gengibre;
  • Água com gás;
  • Espuma de gengibre para finalizar (opcional);
  • Raspas de limão, ramo de hortelã e fatia de limão para decorar.

MODO DE PREPARO

  1. Preenche metade de uma caneca com gelo picado;
  2. Adicione o suco de limão, o xarope de gengibre e misture;
  3. Complete com água com gás e finalize com a espuma de gengibre;
  4. Decore com raspas de limão, o ramo de hortelã e a fatia de limão;
  5. Agora é só servir.

3. Mojito

Mojito

O Mojito é um coquetel à base de rum branco que tem suas raízes em Cuba.

A origem deste coquetel centenário não está completamente documentada, mas sabe-se que ganhou destaque nas noites de Havana, fazendo uso de ingredientes típicos do Caribe.

Os componentes clássicos incluem rum, açúcar (ou xarope), hortelã, limão e água gaseificada. No entanto, para uma versão mais saudável, substituímos o rum e a água gaseificada por refrigerante de limão zero, trocamos o açúcar por adoçante, mantendo a frescura da hortelã e a acidez do limão. Garantimos que o resultado é tão delicioso quanto a receita original!

INGREDIENTES

  • Suco de 1 limão;
  • Adoçante stévia ou xilitol a gosto;
  • Folhas de hortelã a gosto;
  • Gelo; 
  • Refrigerante zero de limão para completar.

MODO DE PREPARO

  1. Em um copo, coloque o suco de limão, o açúcar e misture bem;
  2. Adicione as folhas de hortelã, cubos de gelo, complete com o refrigerante de limão e misture delicadamente;
  3. Agora é só servir.

 

4. Piña Colada

Piña Colada

Originária da cidade de San Juan, em Porto Rico, a Piña Colada foi concebida por Ramón "Monchito" Marrero no ano de 1954.

Durante sua permanência no hotel Caribe Hilton, ele criou uma mistura frutada envolvendo rum, creme de coco e suco de abacaxi. Tornando-se um sucesso não apenas naquele momento, mas também em todos os dias quentes que se seguiram.

Se Ramon pudesse provar a versão saudável de sua criação, sem dúvidas ele repetiria a experiência! Confira a receita abaixo:

INGREDIENTES

  • 100ml de leite de coco light;
  • 200ml de suco natural de abacaxi;
  • Gelo;
  • Adoçante a gosto.

MODO DE PREPARO

Essa é difícil em…

  1. Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir gelado.

 

E aí, curtiu nosso tour gastronômico? Em cada gole, mergulhamos em uma jornada que transcende fronteiras e épocas, unindo culturas e celebrando a criatividade por trás de cada mistura.

Seja brindando com a brasilidade da Caipirinha de Limão, o toque britânico do Moscow Mule, a refrescância cubana do Mojito ou um passeio nas praias porto riquenhas com a Piña Colada, estas receitas são uma celebração das histórias que cada copo pode contar.

Então, levante sua taça, saboreie cada nota e aproveite essas versões saudáveis e saborosas desses clássicos atemporais. Cheers!

 

Curtiu nossa releitura saudável de alguns drinks clássicos?

Então não se esqueça de compartilhar essas delícias com seus amigos e familiares – afinal, a melhor parte de um bom drink é a oportunidade de criar memórias juntos.

Ah, e se fizer o drink, lembre-se de marcar a gente no Instagram, @engenhariadocorpooficial.

Confira outros drinks e receitas saudáveis, feitas pela nossa Nutricionista Jordana Lessa, clicando aqui!