Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Explore o envolvente Beach Tennis – diversão e saúde em um esporte contagiante!

Beach Tennis, a tendência que chegou para ficar!

E aí, o que acha de praticar um esporte leve, divertido e muito contagiante? Bora lá? Então vem junto que vamos te apresentar o Beach Tennis!

Além de ser uma atividade bastante sociável, o Beach Tennis vai satisfazer e gerar resultados nas mais diversas áreas de sua vida.

 

Professor Dentinho com a palavra

De acordo com o professor Rafael Fantin (Dentinho), parceiro da Engenharia do Corpo Beach Casa de Pedra, Caxias do Sul (RS), o praticante notará em pouco tempo um aumento da força muscular.

“Isso ocorre porque todo o esporte praticado na areia requer um esforço maior, principalmente durante as movimentações. Você também vai aprimorar a sua coordenação motora, pois a atividade trabalha praticamente todo o corpo”, afirmou Dentinho.

O professor trabalha com uma metodologia de treinamentos que tem por objetivo formar atletas em todos os níveis, desde quem só quer jogar por lazer, até aqueles que pretendem se tornar atletas de alto rendimento no esporte.

 

Confira algumas dicas

O primeiro passo para mergulhar neste esporte é buscar locais apropriados para a prática e professores capacitados para que as habilidades sejam aprendidas e aprimoradas.

Para ajudar nesse processo, separamos três dicas essenciais:

• Jogar com grupos de pessoas que já praticam a modalidade

O Beach Tennis é um esporte bastante sociável e é uma ótima forma de pegar dicas para desenvolver as habilidades.

• Fique atento às lesões

Assim como os demais esportes, o Beach Tennis apresenta riscos do jogador se lesionar e passar um tempo fora das quadras.

É importante aquecer e alongar antes da partida e também focar em exercícios de fortalecimento muscular.

• Entenda o esporte

Assim como em todos os esportes, é muito importante também entender um pouco sobre as posições, regras, pontuação e quais as melhores formas de realizar os golpes.

 

Conheça as regras do Beach Tennis

A disputa pelo ponto termina apenas em 3 situações:

  1. Erro de um dos jogadores;
  2. Quando a bola toca a areia em um dos lados da quadra;
  3. Quando um dos jogadores infringe a regra, como tocar a linha da quadra no saque antes a bola cruzar a rede, encostar a raquete na rede ou a bola tocar o corpo do jogador.

A pontuação de cada set é 15, 30, 40 e o game.

Uma diferença para o tênis é que, quando os jogadores empatam em 40, não há vantagem, e quem fizer o próximo ponto vence o game.

O jogo é dividido em dois sets de 6 games.

Em caso de empate, será disputado um tie-break até 10 pontos. Vence o set quem conseguir uma vantagem de 2 pontos sobre o adversário no final.

 

Os benefícios do Beach Tennis para a saúde

• Fortalecimento muscular: os músculos das pernas são os mais fortalecidos, mas, abdômen e quadril também são desenvolvidos, pois o esporte exige força nessa área para manter a estabilidade e equilíbrio. Ombros e braços também são trabalhados com os movimentos das raquetes.

• Alto gasto calórico: durante a partida, a movimentação é intensa e completa. Estima-se que sejam queimadas entre 500 a 700 calorias em uma hora de partida.

• Baixo impacto para as articulações: a modalidade promove baixíssimo impacto articular por conta da areia, que amortece aterrissagens e passadas.

• Coordenação motora e agilidade: o Beach Tennis exige movimentações rápidas e coordenação motora para equilibrar os membros inferiores e superiores.

• Condicionamento aeróbico: essa modalidade esportiva é muito benéfica para quem quer ganhar fortalecimento cardiovascular.

• Concentração e foco: o atleta precisa estar atento e ligado nas jogadas e estratégias do seu time, como também às jogadas dos oponentes.

• Fácil de aprender e jogar: com regras simples, o Beach Tennis pode ser jogado por pessoas de qualquer idade.

 

E aí, o que achou? Ficou com aquela vontade de fortalecer a saúde e se divertir com os amigos jogando Beach Tennis?

Clique aqui, e agende agora mesmo uma aula experimental em uma de nossas arenas Engenharia do Corpo Beach.

Estamos te esperando! 😉