Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Saiba como conciliar a folia do Carnaval com seus objetivos de saúde e condicionamento físico! Curta o Carnaval com responsabilidade.

Carnaval - Mantenha seus resultados e diminua os danos do álcool

Carnaval – Mantenha seus resultados e diminua os danos do álcool

 

Você é daqueles que gosta de pular e se divertir ao som das velhas e boas marchinhas? A maior festa popular brasileira está chegando!

E gostando ou não, as vezes é difícil não se deixar levar pela energia contagiante que toma conta do país.

 

Mas e meu treino, como posso manter meu resultado?

Nesse período, é normal que muitas pessoas acabem exagerando na folia. Mas e aí, você sabe como manter os resultados da academia mesmo durante o carnaval? Você vem se dedicando diariamente para fortalecer a sua saúde e ter mais qualidade de vida, vale a pena adotar alguns cuidados.

Conforme a professora responsável técnica pela Engenharia do Corpo Box Rio do Sul (SC), Lidiany Scalabrin de Rossi, as três principais dicas para curtir o carnaval sem regredir no resultado dos treinos são:

  1. Não exagerar na bebida alcoólica;
  2. Manter-se bem hidratado (com água);
  3. Retomar aos treinos logo que possível, reajustando a intensidade de acordo com as exigências individuais que cada organismo solicitar.

Mas, e se acontece aquele deslise, e você acabar exagerando na bebida e na folia, sabe quais as principais perdas que se pode ter em relação aos ganhos na academia?

"Aumento da retenção de líquidos, perda significativa de massa muscular pela inatividade e abuso de álcool e indisposição para retomar os exercícios físicos e também para desempenhar as atividades do dia a dia, estão entre os reverses mais significativos", destacou.

 

Posso treinar antes ou depois de pular carnaval?

De acordo com a professora Lidiany, um treino intenso exige um período de tempo maior para que o corpo possa recuperar as micro lesões causadas pelo treinamento resistido.

"Desta forma, se for treinar antes de pular carnaval, o ideal é que seja um treino leve a moderado, para que não sobrecarregue o organismo durante esse período", orientou.

Já o dia pós folia, a orientação da professora é para que seja de descanso!

"Porém, a depender do nível de condicionamento físico do indivíduo, um treino leve a moderado, ou exercícios aeróbicos, podem ser interessantes para auxiliar o corpo a eliminar as toxinas do álcool e os exageros alimentares que podem ocorrer nesse período".

Outra dica importante é, mantenha uma dieta saudável, focada na ingestão de frutas, verduras, legumes e carboidratos, o que ajuda a garantir a energia para pular nos blocos de carnaval.

 

JÁ DECIDI, eu quero beber! Saiba como amenizar os danos

O Carnaval é uma data esperada por muitos, repleta de música, dança e celebração. No entanto, é muito importante aproveitar a festa com responsabilidade, especialmente quando se trata do consumo de álcool.

Por isso, preparamos algumas dicas valiosas para ajudar a amenizar os danos do álcool durante estes dias de folia:

  • Hidratação é fundamental! Seja antes, durante e após a festa, é essencial manter-se bem hidratado. Intercale cada drink alcóolico com um copo de água para ajudar a evitar a desidratação, que é comum durante o consumo excessivo de álcool e principalmente dias de calor.
  • Alimentação Saudável: antes de sair para curtir a festa faça uma refeição nutritiva e completa, com alimentos ricos em proteínas, fibras e gorduras boa, que ajudam a retardar a absorção do álcool, reduzindo seus efeitos no corpo.
  • Estabeleça Limites: conheça seus limites e estabeleça um número máximo de bebidas que pretende consumir. Respeitar seus próprios limites ajuda a prevenir exageros e a manter o controle sobre seu estado físico e mental.
  • Evite Bebidas Açucaradas: bebidas açucaradas podem aumentar a absorção rápida de álcool. Opte por coquetéis menos doces e equilibre seu consumo com água, água de coco, ou repositores de hidratação.
  • Planejamento: planeje com antecedência como voltar para casa com segurança. Considere utilizar transporte público, carona com amigos já combinada anteriormente ou serviços de transporte por aplicativo para não dirigir sob a influência do álcool.

 

Nem todas as celebrações exigem álcool para serem divertidas! Experimente opções de bebidas não alcoólicas para reduzir o consumo total e ainda assim aproveitar a atmosfera festiva.

DICA | 4 Adaptações de Drinks Clássicos – e sem álcool, hein!

Lembre-se, o Carnaval é um momento para celebração, e fazer escolhas conscientes pode garantir que as lembranças alegres superem qualquer ressaca. Aproveite o Carnaval com responsabilidade e cuide de si mesmo e dos outros!

Bom carnaval a todos, nos vemos por aí em algum bloquinho de malhação dentro da academia.