Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Descubra como manter um intestino saudável pode ser a chave para fortalecer a imunidade, regular o humor e promover o bem-estar geral.

Intestino Saudável – tudo o que você precisa saber!

Intestino Saudável – tudo o que você precisa saber!

 

O nosso intestino, além de ser responsável pela absorção de grande parte dos nutrientes, desempenha um papel vital na imunidade. 

CURIOSIDADE | Você sabia que cerca de 70% das células imunológicas presentes em todo corpo se encontram no intestino?  

Além disso, você já deve ter ouvido falar que o intestino funciona como nosso segundo cérebro né?! Isso porque esse órgão tem cerca de 500 milhões de neurônios conectados à região cerebral, o que permite que ele funcione de forma independente, sem precisar que o cérebro dê comandos para ele funcionar.

É também no intestino que ocorrem a produção de vários hormônios importantes e neurotransmissores, como por exemplo a serotonina, responsável pela regulação do humor, sono, cognição e temperatura corporal, e que tem cerca de 90% de sua produção feita pelo intestino.  

Por estes e outros motivos que ter um intestino saudável é cuidar da saúde de forma integral, e por isso hoje separamos em tópicos os 5 principais hábitos que influenciam uma boa saúde intestinal:

1. Alimentação saudável

Era claro que a alimentação seria um dos tópicos mais importantes para manter um intestino saudável. A qualidade da alimentação faz toda a diferença!

DICA | Os 10 mandamentos da alimentação saudável

Investir em "comida de verdade", alimentos in natura como frutas, verduras, leguminosas e cereais e limitar o consumo de alimentos ultraprocessados é o primeiro passo.  

2. Dieta rica em fibras

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma dieta equilibrada deve conter cerca de 25 a 35g de fibras por dia, porém a média de consumo do brasileiro chega a ficar até 6 vezes menos do que a recomendação. As fibras são muito importantes para a saúde do intestino, elas se classificam em dois tipos: fibras solúveis e insolúveis.

  • Fibras Solúveis: presentes nas frutas (especialmente com casca), hortaliças, leguminosas como feijões, ervilhas e lentilhas, sementes e farelos como aveia e arroz são macias e capazes de formar gel quando em contato com a água e por isso garantem sensação de saciedade e auxiliam na regulação dos níveis de glicemia e colesterol;
  • Fibras Insolúveis: não são solúveis em água e por isso auxiliam na motilidade intestinal formando o bolo fecal e evitando a constipação. Encontram-se principalmente em cereais integrais, cascas de legumes e vegetais folhosos, como a couve, por exemplo.

3. Hidratação adequada

A água é um elemento-chave para um intestino saudável, desempenhando diversas funções essenciais, desde a absorção de nutrientes até a manutenção da consistência adequada das fezes. Quando estamos bem hidratados, o intestino funciona de maneira mais eficiente, facilitando a passagem dos alimentos.

Além disso, a água ajuda a prevenir a constipação, problema comum que pode surgir quando o corpo está desidratado. 

DICA | Sentir sede, é sinal que passou da hora de tomar água

Manter-se hidratado é como fornecer lubrificação para as engrenagens do sistema digestivo, permitindo que tudo funcione harmoniosamente. Portanto, consuma pelo menos 35ml de água por kg de peso diariamente!

3. Exercício físico

O movimento do corpo durante o exercício físico promove a aceleração do trânsito intestinal, auxiliando na prevenção da constipação e na manutenção da regularidade do sistema digestivo. Além disso, a atividade física regular contribui para o aumento do fluxo sanguíneo para o intestino, promovendo uma melhor absorção de nutrientes.

DICA | Treino de manhã: como incluir os exercícios antes do trabalho

O exercício também estimula as contrações musculares no intestino, o que impulsiona o movimento peristáltico, favorecendo a eliminação adequada de resíduos. 

Adicionar o exercício físico como uma prática regular na sua rotina não apenas fortalece o corpo e melhora a saúde cardiovascular, mas também desempenha um papel significativo na promoção do funcionamento saudável do intestino.

5. Ouvir e respeitar o seu corpo

Respeitar a vontade de evacuar é tão importante quanto às outras práticas mencionadas anteriormente!

O processo de evacuação é uma resposta natural do corpo, indicando a necessidade de eliminar resíduos e toxinas. Ignorar essa necessidade pode resultar em problemas como constipação, distensão abdominal e desconforto.

Além disso, a retenção prolongada das fezes pode levar à absorção excessiva de água, tornando as fezes endurecidas e dificultando a eliminação. 

Ao seguir o ritmo natural do corpo e evacuar quando necessário, contribuímos para a manutenção de um trânsito intestinal saudável, prevenindo problemas gastrointestinais e promovendo o bem-estar geral. 

 

Em suma, a importância do intestino para a nossa saúde vai muito além da simples absorção de nutrientes. Este órgão desempenha um papel vital na imunidade, na produção de hormônios essenciais e até mesmo influencia o nosso humor e cognição.

Manter um intestino saudável não apenas melhora a digestão, mas também contribui para o equilíbrio do sistema imunológico e o bem-estar geral.

Ao adotar esses hábitos saudáveis, não apenas estamos beneficiando o nosso sistema digestivo, mas também estamos fortalecendo a nossa imunidade, promovendo a saúde mental e contribuindo para um estilo de vida equilibrado.

Cuide do seu intestino, cuide da sua saúde integral e desfrute dos benefícios de um organismo em pleno funcionamento!