Você sabia que poucos minutos de exercício físico pode evitar uma morte prematura? Começe a se mexer, agora mesmo!
Agora não tem desculpa, se você ainda não faz exercício físico, você precisa se mexer!
Segundo estudos, com apenas 22 minutos diários de exercício, as chances de uma morte prematura por sedentarismo pode ser evitada.
A pesquisa publicada em Outubro de 2023 e realizada por especialistas da Universidade Ártica da Noruega, foi divulgada no The British Medical Journal (BMJ).
Cerca de 12 mil pessoas com mais de 50 anos na Noruega, Suécia e Estados Unidos foram monitoradas.
Como objetivo, avaliou-se o tempo mínimo de exercícios físicos necessários para reverter os efeitos do sedentarismo.
Morte Prematura x Sedentarismo
Foram 5 anos de pesquisa, pelo qual os participantes usaram relógios ou pulseiras de monitoramento de atividades físicas diárias.
Fatores como sexo, índice de massa corporal (IMC), escolaridade, consumo de álcool, tabagismo, histórico de doenças cardíacas, câncer e diabetes foram levados em consideração.
Durante o período do estudo, 805 participantes morreram! Com isso, comprovou-se que:
- Ficar sentado 12 horas por dia aumenta o risco de morte prematura em 38%, em comparação com oito horas;
- Para cada 10 minutos de atividade física, o risco de morte precoce reduziu em 15% quando comparado com aqueles que ficavam sentados por pelo menos 10,5 horas e em 35% para aqueles que ficavam sentados por mais tempo.
Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Dr. Edvard Sagelv, um dos autores do estudo, afirma:
“Fazer 22 minutos elimina o risco excessivo por conta do tempo sedentário. E, se praticar mais de 22 minutos por dia, haverá um risco geral menor do que morte prematura. Basicamente, quanto mais, melhor.”
“Xô” para o sedentarismo
Obviamente, quanto mais constante for a rotina de exercício físico, melhor para a saúde!
Mas, se você ainda não se exercita regularmente, o que acha de começar com 22 minutinhos diários?
Comece devagarzinho e vá aumentando gradualmente, no entanto, respeito o seu tempo.
Dicas de quem entende!
Segundo Adriano Alves Lourenço, responsável técnico na unidade BGT30 Brusque (SC), é importante fazer um exercício ou atividade física que goste.
Mas, caso a pessoa não goste de nenhum esporte ou atividade física, inicie aos poucos com uma simples caminhada ao ar livre, por exemplo.
"Gaste o seu tempo com coisas que agreguem na sua vida e você nunca perderá tempo, mas vai ganhar benefícios", ressaltou.
Para aqueles que ainda tem certa dificuldade em se exercitar, exercícios multifuncionais são essenciais para movimentar o corpo todo e espantar o sedentarismo!
"Em primeiro lugar é preciso aprender a treinar e depois ter o controle dos movimentos e execuções, para no fim aumentar a carga ou fazer técnicas avançadas", afirma Adriano.
E quem passa muito tempo parado em uma mesma posição?
Para aquelas pessoas que passam muito tempo sentadas ou em pé em um mesmo lugar, o professor tem uma sugestão: a ginástica laboral!
A ginástica laboral é uma série de exercícios de curta duração, mas que é muito eficiente em relação a alongamentos de membros superiores e inferiores.
"Ela é importante no dia a dia das pessoas, principalmente em empresas e indústrias. Nestes ambientes, normalmente os trabalhadores fazem movimentos repetitivos ou ficam muito tempo em uma mesma posição", ressalta.
"As aulas são focadas no corpo e na mente, mas técnicas de respiração também podem ser trabalhadas".
Morrer de forma prematura ou uma vida longa e saudável, qual sua escolha?
Chegou a hora de exercitar-se, o início é complicado, nós sabemos. Mas a gente pode te ajudar!
Com o apoio técnico e estrutura de primeiro mundo das nossas academias, você vai conseguir se exercitar mais que 22 minutos diários.
Agende agora mesmo uma aula experimental, CLIQUE AQUI.
Sua saúde agradece!