COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp

Parabéns a todas as mulheres neste Dia Internacional da Mulher!

Feliz Dia Internacional da Mulher

 

Origem da Data

Neste 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A data surgiu no início do século XX, em Nova York, reivindicando a redução da jornada de trabalho, melhores salários e direito ao voto.

No entanto, a oficialização do Dia Internacional da Mulher, só aconteceu em 1975, quando a Organização das Nações Unidas (ONU), começou a comemorar a data.

Desde então, além de seguir lutando por melhores condições, a data serve para comemorar as conquistas já alcançadas e para um momento de reflexão tanto para questões do convívio familiar e social, quanto para questões relacionadas ao mercado de trabalho.

 

Mulheres na academia

Ainda há muito que melhorar, no entanto, é inegável que muitas conquistas já foram alcançadas. Vitórias que proporcionam mais autonomia e qualidade de vida às mulheres.

No nosso campo de atuação, podemos afirmar que é crescente número de mulheres que passaram a frequentar academia regularmente. Fato, que é extremamente benéfico para a saúde física e mental, bem-estar e autoestima do público feminino.

 

Dica | Não Pare de Treinar Durante o Período Menstrual

Cada vez mais elas estão preocupadas com a saúde

Ao mesmo tempo ainda existem muitos mitos em relação à prática de musculação para mulheres, como o medo de ficarem “musculosas demais”, o receio de prejudicar a feminilidade, a ideia de que a musculação é apenas para homens, entre outros.

"Mas tudo isso não passa de mito. E para desmistifica-los, é importante ressaltar que a musculação traz diversos benefícios para a saúde das mulheres, como aumento da força, melhora da postura, prevenção de osteoporose, aumento do metabolismo, entre outros. É importante lembrar que cada pessoa tem um biotipo diferente e que é possível praticar musculação de acordo com seus objetivos individuais", explicou Rafael Clavé Jardim, professor de musculação da Engenharia do Corpo Gravataí (RS).

E é graças a esse trabalho de conscientização e pela experiência transformadora que as mulheres vivenciam ao frequentar uma academia, que a adesão das mulheres à este tipo de estabelecimento vem aumentando significativamente nos últimos anos.

"As mulheres estão cada vez mais conscientes da importância da prática de exercícios físicos para a saúde e bem-estar, e a musculação tem se mostrado uma atividade muito popular entre elas", destacou.

 

Comece aos poucos

Para aquelas mulheres que ainda não tomaram a decisão de fazer musculação, uma dica que facilita o início deste processo é, começar aos poucos, bem como contar a orientação de um profissional qualificado e em uma academia que assegure todas as condições necessárias, tanto técnicas como de bem-estar.

Embora não exista nenhum tipo de restrição quando ao uso de aparelhos e exercícios, é importante adaptar os treinos de acordo com os objetivos individuais e com a orientação de um profissional, levando em consideração as particularidades do corpo feminino.

Os benefícios da musculação para as mulheres variam de acordo com a faixa etária. Conforme o professor Rafael Clavé Jardim, na juventude a musculação ajuda no desenvolvimento muscular, na prevenção de lesões e na melhora da autoestima. Na idade adulta, ajuda a prevenir a perda de massa muscular e óssea, além de melhorar a qualidade de vida. Na terceira idade, a musculação contribui para a manutenção da independência funcional, prevenção de quedas e melhora da saúde geral, isso em todas as faixas etárias.

"Em todos os casos é fundamental definir os objetivos pessoais, ter disciplina e persistência, além de manter uma alimentação saudável e equilibrada", salientou.

 

Dica | Menstruação x Treino e Dieta

 

10 benefícios da musculação para mulheres

1 – Ganho de massa muscular

Trabalhando grupos musculares específicos durante os exercícios, a musculação ajuda a deixar as pernas mais torneadas e o bumbum mais durinho. Mas além disso, a musculação contribui para a redução do sedentarismo.

2 – Previne e trata a osteoporose

Quanto mais os músculos estiverem fortalecidos, maior será a proteção dos ossos contra fraturas.

3 – Melhora no condicionamento

Assim como os exercícios aeróbicos, de maneira identica a musculação ajuda a melhorar o condicionamento, especialmente o respiratório.

4 – Sintomas da menopausa mais brandos

O início da menopausa se dá a partir dos 40 anos e muitas mulheres podem sofrer com esses sintomas, podendo impactar em sua qualidade de vida. Nestes casos, a musculação contribui para a liberação de hormônios que estimulam a sensação de felicidade e bem-estar.

5 – Fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico

Isso impacta diretamente na qualidade do sexo e facilidade de alcançar o orgasmo. Os exercícios que trabalham essa região, são muito bons para o período gestacional, bem como impactam positivamente nos trabalhos de parto natural. Além disso, a mulher que pratica musculação regularmente, terá menos chances de sofrer de diástase, uma condição natural da gravidez que acaba causando um afastamento dos músculos do abdômen e gerando uma flacidez na região.

6 – Ajuda na postura

É muito comum mantermos uma postura errada no dia a dia, o que pode desencadear uma série de problemas, como por exemplo, dores nas costas. A musculação é uma ótima forma de evitar lesões pelo fortalecimento muscular do mesmo modo que irá auxiliar endireitar a postura.

7 – Previne a incontinência urinária

Ainda que seja mais comum em mulheres acima de 40 anos, esse problema pode afetar mulheres de todas as faixas etárias. Mas, com o fortalecimento do assoalho pélvico, a musculação ajuda a combater este problema.

8 – Reduz o risco de trombose e problemas respiratórios

Quanto mais se exercita a panturrilha, menor será a chance de desenvolver uma trombose venosa profunda. A musculação feita de modo regular também ajuda no combate às doenças cardíacas e AVCs, quadros comuns em casos de trombose.

9 – Melhora na circulação sanguínea

A musculação contribui para a melhora dos vasos sanguíneos bem como evita o surgimento de varizes e inflamações. Exercícios como agachamento e elevação de panturrilhas podem inclusive, ajudar a diminuir as varizes.

10 – Melhora da autoestima

Por serem exercícios de força, esse tipo de atividade física combate a flacidez, além de promover o emagrecimento contínuo.

 

Praticar musculação regularmente é tudo de bom para a mulherada. E só lembrando, em nossas unidades, além dos mais modernos aparelhos de musculação e dos melhores professores de educação física, disponibilizamos aulas de danças, lutas, spinning, yoga, e pilates conforme disponibilidade da grade de cada academia, confira clicando aqui.

 

Praticando musculação regularmente, você vai ter mais saúde e disposição para viver o melhor da vida!

FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

COMPARTILHAR
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp