Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Aproveite ao máximo o verão sem se preocupar com a suor excessivo! Conheça 9 dicas para você transpirar menos, e aproveitar ao máximo.

Saiba como lidar com o suor excessivo durante o verão

Saiba como lidar com o suor excessivo durante o verão

 

Bem-vindo à estação mais quente do ano! Apesar de muitas cidades brasileiras manterem suas temperaturas elevadas ao longo do ano, é sempre válido reforçar estratégias para desfrutar ao máximo do verão e enfrentar de maneira leve situações que se tornam mais evidentes nessa temporada.

Seja você uma pessoa ativa ou preferindo momentos de relaxamento em casa, no trabalho ou ao ar livre, é inevitável que, durante o verão, o suor se torne mais presente. Então, como lidar de maneira eficaz com o excesso de transpiração?

Acompanhe-nos até o final desta leitura, pois estamos prestes a compartilhar dicas valiosas que irão ajudar você a manter o equilíbrio e aproveitar o melhor dessa estação ensolarada.

 

É chato, mas é (super) importante!

A transpiração é um processo natural que ocorre em todo o corpo, desempenhando um papel crucial na regulação da temperatura corporal. A quantidade e a localização específica das áreas mais propensas à transpiração variam de pessoa para pessoa.

Quando esse fenômeno ocorre de forma excessiva, caracteriza-se como hiperidrose, podendo causar desconforto significativo.

Nos casos em que a transpiração excessiva interfere nas atividades diárias e no bem-estar geral, é aconselhável procurar avaliação médica. Um profissional de saúde poderá recomendar o tratamento mais adequado para lidar com esse quadro.

No entanto, se os efeitos adversos não são tão pronunciados, algumas dicas podem ser úteis para aproveitar ao máximo o verão, realizar suas atividades cotidianas e conviver de maneira mais confortável com o desafio do suor.

 

9 dicas para transpirar menos

A transpiração, um processo natural e vital para a regulação térmica do corpo, pode tornar-se uma preocupação quando ocorre de forma excessiva, impactando não apenas o conforto diário, mas também o bem-estar geral.

Por isso, selecionamos 9 dicas projetadas para serem facilmente incorporadas à rotina diária, adaptando-se às diferentes necessidades e preferências de cada indivíduo.

 

1. Hidrate-se

A ingestão regular de água não só é fundamental para a saúde geral, mas também desempenha um papel crucial na regulação térmica do corpo.

Manter-se hidratado ajuda a equilibrar a temperatura interna, reduzindo a necessidade do corpo de recorrer à transpiração como um mecanismo de resfriamento.

DICA | Sentir sede, é sinal que passou da hora de tomar água

 

2. Use roupas claras e soltas

Optar por roupas claras e folgadas não apenas proporciona conforto, mas também minimiza a absorção de calor pelo corpo.

Roupas escuras tendem a absorver mais calor, enquanto peças mais largas permitem uma melhor circulação de ar, auxiliando na dissipação do calor corporal.

Especialista afirmam que, branco e amarelo são as cores que menos concentram calor! Confira a imagem abaixo:

Especialista afirmam que, branco e amarelo são as cores que menos concentram calor!

Imagem: Reprodução/Instituto Nacional de Estudos Ambientais do Japão

3. Faça exercícios físicos nos horários de temperatura mais amena

A prática de atividades físicas durante os horários mais frescos do dia, como pela manhã, final da tarde ou noite, reduz a exposição direta ao calor intenso, diminuindo assim a probabilidade de transpiração excessiva.

Essa abordagem permite a realização de exercícios de maneira mais eficiente e confortável.

 

4. Use um bom desodorante

A escolha de um desodorante eficaz é crucial para controlar a transpiração!

Consultar um dermatologista pode ser benéfico para identificar produtos adequados ao seu tipo de pele e necessidades específicas. Além do controle da transpiração, um bom desodorante proporciona sensação de frescor e proteção ao longo do dia.

 

5. Evite alimentos que estimulam o suor

Certos alimentos e substâncias podem aumentar a temperatura corporal, desencadeando o suor em excesso.

Limitar o consumo de álcool, cafeína e alimentos picantes é uma estratégia eficaz para minimizar a transpiração indesejada, contribuindo para um ambiente interno mais equilibrado.

 

6. Use sapatos arejados

Em dias quentes, opte por sapatos abertos que permitam a ventilação adequada.

Se possível, tenha um par extra de meias para trocar durante o dia, garantindo pés secos e confortáveis, reduzindo assim a probabilidade de transpiração excessiva nos pés.

 

7. Seque-se bem após o banho

Após o banho, certifique-se de secar completamente a pele, especialmente nas áreas propensas à transpiração.

Uma pele seca proporciona a base ideal para a aplicação eficaz do desodorante, ajudando a controlar a transpiração ao longo do dia.

 

8. Coma alimentos frescos

Priorize uma alimentação rica em frutas, vegetais e pratos leves!

Esses alimentos não apenas contribuem para uma dieta equilibrada, mas também auxiliam na regulação térmica do corpo, minimizando a necessidade de transpiração excessiva para manter a temperatura interna.

Você sabia que temos diversas receitas disponíveis em nosso blog? A nutricionista oficial da Engenharia do Corpo, Jordana Lessa, traz variados conteúdos semanais para todos os tipos e gostos. Vem dar uma conferida, CLIQUE AQUI!

 

9. Mantenha-se fresco

Utilize diversas estratégias para se manter fresco, como ventiladores, ar-condicionado, sombra, água gelada e banhos frios.

Essas medidas ajudam a reduzir a sensação de calor, proporcionando um ambiente mais agradável e diminuindo a probabilidade de transpiração em excesso.

 

Seja com o auxílio de um profissional da saúde, fazendo modificações na rotina ou mudando alguns hábitos, o certo é que temos que nos adaptar ao meio em que vivemos, cumprir com as nossas obrigações e cuidar da nossa saúde.

As dicas que lhe passamos acima, com certeza vão te ajudar a controlar o suor e mantê-lo a níveis que não atrapalhem sua rotina.

Mas lembre-se, cada corpo reage de uma determinada maneira! Se o suor interferir negativamente no seu bem-estar, busque ajuda de um profissional da saúde.