Compartilhar em:
LinkedInFacebookTwitterWhatsApp
Voltar para o blog

Uma receita de granola caseira única, repleta de benefícios para sua saúde! Evite aditivos e desfrute de uma opção super saudável.

Granola caseira - crocante, sem açúcar e sem óleo

 

A granola caseira é um mix de ingredientes que trazem saciedade, ajudam a reduzir os níveis de colesterol, facilitam o bom funcionamento intestinal, auxiliam no controle do açúcar no sangue e além disso, contribuem para o emagrecimento

Baixa em carboidratos e que não leva nenhum tipo de açúcar na sua composição, uma ótima receita para encaixar na dieta de quem está em processo de emagrecimento, mas também para os que buscam uma dieta rica em fibras e com gorduras boas. 

Diferentemente das granolas comuns, a base da nossa receita não é de aveia, e sim flocos de amaranto e quinoa!

  • Amaranto: Rico em fibras, proteínas, antioxidantes, minerais como ferro, cálcio, manganês, magnésio, fósforo e selênio.
  • Quinoa: Rica em fibras, antioxidantes, gorduras boas como ômega-3 e 6, ferro, manganês, zinco e vitaminas do complexo B (B3, B5, B6 e B9) e rica em proteínas, contendo os 9 aminoácidos essenciais. 

 

E sabe o que é o mais incrível desta receita? Sua versatilidade! Você pode dar prepará-la com a sua cara e modificar a receita.

Inclua ingredientes como frutas secas (damasco, ameixa, uva) e ainda incorporá-la de diversas formas em sua rotina alimentar.

Consuma com bebida vegetal ou leite no seu café da manhã, adicionando no iogurte ou nas suas frutas favoritas no lanche da tarde, para um sabor ainda maior!

Confira abaixo como preparar essa receita:

 

Ingredientes

  • 8 unidades (150g) de tâmaras sem caroço;
  • Água quente (100ml);
  • Nozes (80g);
  • Castanha de caju (80g);
  • Castanha do Pará (80g);
  • Coco seco em lascas (100g);
  • Amaranto em flocos (200g);
  • Quinoa em flocos (200g);
  • Linhaça marrom ou dourada (50g);
  • Sementes de chia (50g);
  • Canela em pó a gosto;
  • Adoçante Stévia a gosto.

Modo de preparo

  1. Em um bowl hidrate as tâmaras sem caroço com a água quente, e deixe-as descansar pelo menos por uns 10 minutos;
  2. Depois adicione uma pitada de canela em pó (opcional e a gosto);
  3. Processe essa mistura no liquidificador ou mixer até formar um creme homogêneo. Essa mistura é o que vai adoçar a receita, e incorporar o restante dos ingredientes da granola. Se achar necessário é nesta calda que você deve adicionar adoçante natural ou mel a gosto;
  4. Em uma bacia grande adicione todos os ingredientes secos da granola e após misture a calda de tâmaras até perceber que a calda está bem espalhada nos ingredientes;
  5. Coloque a granola em uma forma, de preferência com papel manteiga ou antiaderente, e leve ao forno pré-aquecido 180ºC por 15 a 20 minutos;
  6. É importante que você vá checando e mexendo de tempos em tempos para não queimar. E está pronto!

Depois de pronta armazene em um vidro bem fechado para manter a crocância. 

Esta granola tem uma validade de 60 dias!

 

Aproveite no café da manhã, como acompanhamento no lanche ou como ingrediente em outras receitas, esta granola se adapta perfeitamente a diferentes momentos do seu dia.

É uma combinação equilibrada de fibras, proteínas e gorduras saudáveis, promovendo saciedade e contribuindo para a saúde do coração e do sistema digestivo.

Ao prepará-la em casa, você garante a qualidade dos ingredientes e evita aditivos desnecessários, resultando em uma opção mais saudável em comparação às versões comerciais.

 

Não se esqueça de compartilhar essas delícias com seus amigos e familiares – afinal, a melhor parte da boa comida é a oportunidade de criar memórias juntos.

Ah, e se fizer a receita, lembre-se de marcar a gente no Instagram, @engenhariadocorpooficial.

 

Confira outras receitas saudáveis, feitos pela nossa Nutricionista Jordana Lessa, clicando aqui!